Programa de Rodrigo terá foco em avaliação de políticas e cenário de reforma tributária
Economista Zeina Latif foi escolhida para coordenar o programa de governo do tucano em São Paulo



Escolhida na segunda-feira (4) pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), como coordenadora do programa da campanha à reeleição, a economista e secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, pretende adotar como alicerces a avaliação regular das despesas e das políticas públicas do estado, maior integração entre o setor público e a iniciativa privada e a perspectiva de discussão e aprovação de uma reforma tributária federal e suas consequências no estado mais rico do país.
Zeina foi escolhida pelo tucano para coordenar o programa de governo na tarde de segunda-feira (4). O anúncio foi feito publicamente pelo governador em entrevista ao programa “Roda Viva” e, nesta terça-feira (5), também foi confirmada a participação do diretor-executivo da Fundação Seade, Bruno Caetano, na elaboração do documento.
Para a economista, a pandemia trouxe um aprendizado à sociedade sobre a importância da ciência não só em desenvolvimento de vacinas, mas na tomada de decisões que envolvem a vida das pessoas, e da qualidade do capital humano na máquina pública.
“Política pública não é sair fazendo. Envolve muita ciência e competência da parte de quem desenha e implementa as políticas públicas”, afirmou Zeina.
“Os alicerces do programa envolvem spending review (revisão periódica dos gastos públicos), avaliação de resultados, maior integração entre iniciativa privada e setor público com vistas a melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, pensar em quanto isso impacta e melhora a vida de quem vive e trabalha no estado.”
A economista também quer trabalhar com um cenário em que haja discussão e aprovação de uma reforma tributária nos moldes propostos pelo também economista Bernard Appy, com fases de transição e unificação de tributos federais, estaduais e municipais em um imposto sobre bens e serviços (IBS) ou sobre valor agregado (IVA).
“Há uma série de questões envolvidas nesse debate além do aspecto tributário em si, como indústria 4.0, produtividade e dinamismo da economia, e é preciso pensar na preparação do estado para isso”, explicou Zeina.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos – Os pré-candidatos ao governo de São Paulo
- 1 de 9
Fernando Haddad, ex-prefeito da capital paulista e candidato à Presidência em 2018, é o candidato do PT ao governo de São Paulo • REUTERS/Amanda Perobelli
- 2 de 9
Atual governador, o ex-deputado estadual Rodrigo Garcia (PSDB) é candidato à reeleição em São Paulo • Divulgação/Governo de São Paulo
- 3 de 9
Ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas é o candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, com apoio do presidente da República • Reuters
-
- 4 de 9
Vinicius Poit, deputado federal em primeiro mandato, é o pré-candidato do Novo ao governo de São Paulo
- 5 de 9
Ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar é o pré-candidato do PDT ao governo de São Paulo • Arquivo Pessoal/Facebook
- 6 de 9
Gabriel Colombo é o pré-candidato do PCB ao governo de São Paulo • Divulgação/PCB
-
- 7 de 9
Altino Prazeres é o candidato do PSTU ao governo de São Paulo • Divulgação/PSTU
- 8 de 9
Carol Vigliar é a candidata da Unidade Popular (UP) ao governo paulista • Manuelle Coelho/UP
- 9 de 9
Antonio Jorge (DC) é candidato ao governo de São Paulo
-