Procuradores vão pedir a Lula compromisso com lista tríplice na PGR
PT avalia que tema só deve ser discutido com o MPF caso o ex-presidente vença as eleições de outubro
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) diz que vai procurar o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele assuma o compromisso de indicar alguém da lista tríplice elaborada pela categoria para vaga de Procurador-Geral da República, caso seja eleito.
O tema foi abordado na entrevista do petista ao Jornal Nacional na quinta-feira (25), quando o ex-presidente não quis dizer se indicará para o posto um dos mais votados pelos procuradores.
Fontes do PT afirmaram à CNN que o não compromisso de Lula com o tema agora é uma forma de abrir canal para negociação de outra maneira de escolha da PGR para além da lista tríplice, um tema que a campanha espera tratar ainda em 2022 – caso o petista seja eleito.
À CNN, o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, afirmou que a posição de Lula no JN, quando ele disse que queria colocar uma “pulguinha atrás da orelha” dos procuradores federais, é uma “incoerência”.
Cazetta lembra que Lula seguiu a lista tríplice em seus primeiros mandatos para escolher o PGR e que, nesta campanha, havia assumido o compromisso. “A fala dele ao JN é uma incoerência com o que já fez e disse, mas uma parte é boa, porque ele lembra que a PGR é independente e que ele não quer indicar um amigo.”
O presidente da ANPR defendeu o modelo de lista tríplice por ser uma forma “transparente” de escolha, uma “espécie de filtro da própria categoria”. Segundo ele, dos quatro principais presidenciáveis, apenas Simone Tebet (MDB) já assumiu compromisso em seguir a lista encaminhada pela PGR.
Ciro Gomes (PDT) demonstrou ter dúvidas, mas será novamente procurado pela ANPR, assim como Lula. Já Jair Bolsonaro (PL) escolheu Augusto Aras fora da lista e, segundo o presidente da categoria, “já demonstrou não ter compromisso” com o tema.
A CNN procurou as assessorias de Lula e Bolsonaro e aguarda retorno.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.