Primeira reunião do Conselhão vai acontecer no dia 4 de maio, diz Padilha
Ele será responsável por assessorar presidente e ministros na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o chamado Conselhão, que será realizada no dia 4 de maio.
A informação foi passada na fala de encerramento do ministro no encontro que marcou o recomeço do Conselhão, nesta quarta-feira (26).
O ministro também afirmou que esta primeira reunião contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o anúncio da composição, do formato e dos membros que vão compor o grupo.
O Conselhão será responsável por assessorar o Presidente da República e os ministros na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável.
Padilha adiantou que participarão do grupo representantes dos atores econômicos e representante dos trabalhadores.
“Certamente a contribuição do conselho terá um papel decisivo para a gente formular novas políticas. O governo, nesses 100 dias, teve um papel de recriar programas que haviam sido destruídos e agora temos o desafio de formular políticas”, complementou o ministro.
O Conselhão foi extinto em 2019 pelo governo Bolsonaro. Além de elaborar indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento, a secretaria também irá apreciar propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico social sustentável, e articular as relações do governo federal com os representantes da sociedade civil.