Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Presidenciáveis viajaram 170 mil km no 1º turno; São Paulo foi cidade mais visitada

    Candidatos a presidente priorizaram visitas aos maiores colégios eleitorais do país

    Giovanna BronzeLeonardo RodriguesLuana Cataldida CNN , em São Paulo

    Em 47 dias de campanha para as eleições do primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), os quatro candidatos a presidente que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, percorreram 170 mil quilômetros e passaram por 101 cidades em busca de votos.

    Neste sábado (1º), última data antes dos brasileiros irem às urnas, o petista esteve em São Paulo, enquanto o atual presidente passou pela capital paulista e por Joinville (SC); Ciro Gomes, por Fortaleza; e Tebet, por Campo Grande e São Paulo -– que, com esta passagem, chegou a 78 visitas de presidenciáveis.

    Para realizar o levantamento, a CNN levou em conta as cidades em que as agendas foram cumpridas. Além disso, o Distrito Federal não foi considerado nos compromissos oficiais de Bolsonaro, apenas em caso de atos de campanha.

    Veja a seguir quais foram os locais mais frequentados e as viagens realizadas pelos candidatos desde 16 de agosto, quando a campanha do primeiro turno começou.

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

    • Quilômetros percorridos: 26.142,1
    • Cidades visitadas: 17
    • Estados visitados: 12
    • Cidade mais visitada: São Paulo

    O ex-presidente visitou 17 cidades diferentes em 12 estados. Líder nas pesquisas de intenções de voto, foi o postulante que percorreu a menor distância entre os quatro listados.

    A estratégia do petista teve Sudeste e Nordeste, as regiões que concentram maior número de eleitores, como foco. Lula ainda escolheu São Paulo, município que mais visitou na campanha – 24 vezes –, para encerrar a campanha.

    Na capital paulista, o candidato concentrou as aparições ao lado de Fernando Haddad, candidato de seu partido ao governo, e Geraldo Alckmin (PSB), seu candidato a vice, que governou São Paulo em quatro oportunidades.

    Jair Bolsonaro (PL)

    • Quilômetros percorridos: 45.679,2
    • Cidades visitadas: 31
    • Estados visitados: 12
    • Cidade mais visitada: São Paulo

    Em segundo lugar no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva, Bolsonaro também deu preferência a São Paulo no empenho por votos. O Sudeste foi a região que concentrou mais compromissos de campanha do pretendente à reeleição.

    Candidato que visitou cidades de maneira repetida menos vezes, o presidente teve compromissos institucionais em Nova York (a Assembleia Geral das Nações Unidas, em que discursou) e Londres (o velório da Rainha Elizabeth).

    Ciro Gomes (PDT)

    • Quilômetros percorridos: 64.324,3
    • Cidades visitadas: 31
    • Estados visitados: 16
    • Cidade mais visitada: São Paulo

    Ciro Gomes foi quem visitou mais estados e percorreu maior distância em campanha. No esforço para diminuir sua desvantagem em relação aos líderes nas pesquisas, o pedetista realizou atos de campanha em São Paulo 27 vezes.

    Ao escolher Fortaleza para encerrar a campanha, o presidenciável escolheu um importante colégio eleitoral e seu reduto político: o Ceará foi o único estado em que Ciro liderou a disputa presidencial em 2018.

    Simone Tebet (MDB)

    • Quilômetros percorridos: 34.398,6
    • Cidades visitadas: 42
    • Estados visitados: 14
    • Cidade mais visitada: São Paulo

    A senadora lidera na quantidade de municípios visitados desde 16 de agosto. Quarta colocada nas pesquisas eleitorais, Tebet passou por 42 cidades.

    Ela lidera ainda nas visitas à capital paulista, com 26 compromissos. Outra a escolher a capital de seu estado (Campo Grande) para finalizar a campanha, a emedebista preferiu o Sudeste para seus atos, seguido por Centro-oeste e Nordeste, empatados.

    Fotos — Os candidatos a as candidatas a vice-presidente em 2022

    [cnn_galeria active=”1848443″ id_galeria=”1848292″ title_galeria=”Os candidatos a vice-presidente nas eleições”/]

    Tópicos