Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Presidenciáveis concentram comícios no Sudeste em primeiro dia de campanha

    Lula tem agenda à tarde em São Bernardo do Campo; Bolsonaro visitou Juiz de Fora, e Ciro, zona leste de São Paulo

    Daniel Reisda CNN

    Os candidatos à Presidência iniciaram a campanha eleitoral nesta terça-feira (16). Parte deles foi às ruas em cidades da região Sudeste, onde, de acordo com especialistas, deve haver alterações nas intenções de votos dos eleitores.

    Líder das pesquisas de intenção de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a sua agenda na parte da manhã em uma fábrica na zona sul de São Paulo, por razões de segurança.

    O início oficial de sua campanha será na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. A cidade é o berço político do petista, onde iniciou a sua carreira no sindicato dos metalúrgicos do ABC.

    Em sua estreia na campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a Juiz de Fora (MG). Em 2018, o então candidato foi vítima de uma facada no centro da cidade mineira. Ele voltou ao local onde foi vítima da agressão e discursou a apoiadores.

    “É o renascimento. Momentos tensos. Vida e morte. Graças a Deus vencemos. A partir daqui a gente recomeça nossa campanha para mais quatro anos”, disse o presidente em entrevista exclusiva à CNN.

    O presidente citou “questões materiais”, como os esforços para reduzir a inflação e o preço dos combustíveis, e as “questões espirituais”, ao relacionar a oposição “a volta da ideologia de gênero nas escolas”. Bolsonaro também convocou os presentes a ir às ruas no dia 7 de Setembro.

    Ciro Gomes (PDT) participou de uma caminhada às 7h na zona leste de São Paulo. Aos presentes, o pedetista discursou sobre o projeto de renda mínima, batizado por ele de “Eduardo Suplicy”, em homenagem ao ex-senador petista.

    “Ele dedicou sua vida inteira a colocar esse assunto em pauta no Brasil e o PT o levou sempre ao deboche e ao ridículo, e eu não, eu sempre o levei a sério”, justificou Ciro, que fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    De acordo com a cientista política Deysi Cioccari, em entrevista à CNN, as escolhas dos locais para início da campanha foram “simbólicas”. Para ela, o Sudeste também foi preferido pelos candidatos pela indefinição de votos.

    “O Norte e o Nordeste já têm praticamente uma definição eleitoral. Eu não acredito que o cenário vai mudar muito. Mas no Sudeste, sim, deve haver alterações nesta campanha”, diz Cioccari.

    Assim como Ciro e Lula, a senadora Simone Tebet (MDB) também optou por fazer o seu primeiro ato de campanha no estado de São Paulo. A emedebista participou de um encontro com representantes do setor da Cultura e disse que em seu eventual governo “a cultura vai ter o status e o carinho e a importância que ela merece”.

    “Vamos fazer funcionar a lei Aldir Blanc, coibindo os excessos é verdade, mas voltando o status da importância da lei Rouanet”, disse Tebet.

    Bolsonaro, Ciro, Lula e Tebet confirmaram presença na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento, previsto para às 19h, marcará o primeiro encontro entre Bolsonaro e Lula.

    No mesmo horário, O cientista político Felipe d’Avila (Novo) fará uma live com o vereador Fernando Holiday. Mais cedo, d’Avila lançou a sua campanha na comunidade Jardim Maria Luíza, na Zona Sul de São Paulo. Já Pablo Marçal (Pros) marcou um pronunciamento oficial. Na última segunda (15), o seu partido – que atravessa uma batalha judicial – retirou a sua candidatura.

    A assessoria da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) afirmou que a candidata vai priorizar entrevistas e se reunir com sua equipe para tratar da agenda de gravações do programa eleitoral e para fechar os palanques nos estados.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Galeria: Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas