Preocupação de estrangeiros diminui após Bolsonaro aceitar resultado, diz especialista
Cientista político Christopher Garman falou à CNN sobre o cenário para investidores internacionais após as eleições
O cientista político e diretor do Eurasia Group para América Latina, Christopher Garman, falou à CNN, nesta quarta-feira (2), sobre o cenário para investidores internacionais após as eleições que consolidaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o presidente eleito.
Para Garmam, houve uma preocupação por parte da comunidade estrangeira em relação à aceitação do candidato derrotado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), e sobre o processo de transição de governo.
“Houve uma certa preocupação de investidores fora do Brasil sobre esse processo de transição. O presidente Bolsonaro vem questionando a lisura do voto eletrônico, os EUA passaram por um período traumático com a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro, depois que o Trump acabou perdendo o governo, e tudo isso está na cabeça dos investidores”, disse.
Apesar da possível preocupação de investidores, o cientista político afirma que, ao aceitar o resultado das eleições, Bolsonaro traz mais tranquilidade a este grupo.
“De um lado é tranquilizador porque o presidente está aceitando o resultado, não denunciou fraude nas urnas, disse que vai respeitar e indicou Ciro Nogueira para coordenar a transição…A escala das preocupações diminuiu, acho que existe um reconhecimento de que vamos ter uma transição, não vai haver crise institucional, e agora as preocupações são de menor escala, isso apazígua as preocupações fora do Brasil”, afirma.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo acima.