Prazo para se candidatar a mesário vai até este domingo, dia das eleições
Treinamento não é obrigatório, mas o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta que a atividade é importante para capacitar os mesários


O prazo para se candidatar como mesário voluntário nas eleições de 2022 termina no domingo (2), data do primeiro turno.
Apesar dos treinamentos presenciais já terem se encerrado, o voluntário tem a possibilidade de fazer o treinamento remoto pelo aplicativo dos mesários ou pela plataforma de Ensino à Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O treinamento não é obrigatório, mas o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta que a atividade é importante para capacitar os mesários.
A capacitação envolve palestras com orientações técnicas e operacionais relativas à função de mesário e atividades práticas com a urna eletrônica, simulando procedimentos do dia da votação, como ligar o dispositivo e verificar seu funcionamento, imprimir a zerésima, testar o teclado, habilitar eleitoras e eleitores e gerar o boletim de urna ao final.
Em todo o país, quase 1,8 milhões de mesários foram convocados nessas eleições, segundo o TSE.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, foram convocados mais de 400 mil mesários, sendo que 252 mil, cerca de 63%, se colocaram à disposição voluntariamente, segundo o TRE-SP. Eles vão trabalhar em mais de 101.500 seções eleitorais no estado.
Os mesários têm alguns benefícios por contribuírem com o processo eleitoral. Eles ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário e para cada dia de treinamento.
Recebem um certificado, um auxílio-alimentação de 45 reais por dia de votação e passam a ser preferenciais no desempate em concursos públicos, desde que isso esteja previsto em edital. Podem ainda utilizar as horas trabalhadas como atividade complementar em faculdades.
Confira as fotos dos candidatos à Presidência nas urnas
- 1 de 11
O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Divulgação/TSE
- 2 de 11
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL)
- 3 de 11
O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT)
-
- 4 de 11
A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB)
- 5 de 11
O candidato à Presidência José Maria Eymael (DC) • Divulgação/TSE
- 6 de 11
O candidato à Presidência Felipe D’Avila (Novo)
-
- 7 de 11
O candidato à Presidência Leonardo Péricles (UP)
- 8 de 11
A candidata à Presidência Sofia Manzano (PCB)
- 9 de 11
A candidata à Presidência Soraya Thronicke (União)
-
- 10 de 11
A candidata à Presidência Vera Lucia (PSTU)
- 11 de 11
O candidato à Presidência Padre Kelmon (PTB) • Divulgação/TSE