Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Posso votar sem biometria nas eleições? Saiba como consultar sua situação

    Eleições municipais ocorrem no dia 6 de outubro para escolha de vereadores e prefeitos

    Da CNN , São Paulo

    Implementada no Brasil em 2008, a biometria é uma forma de tornar mais seguro o processo eleitoral. A coleta da digital dos eleitores é obrigatória e gratuita.

    Apesar da obrigatoriedade da coleta, os eleitores que não têm o registro da biometria não serão impedidos de votar, tal como aconteceu nos últimos pleitos.

    Até dezembro do ano passado, dos 155.387.262 eleitores aptos a votar no país, 126.223.311 pessoas, ou 81,23% do total, estavam cadastradas biometricamente, segundo dados da Justiça Eleitoral.

    Como confiro se já coletei biometria?

    Para checar se possui biometria coletada, o eleitor pode consultar o site do TSE ou o aplicativo e-Título.

    No site do TSE, que pode ser acessado clicando aqui, basta buscar a opção “Consultar situação eleitoral” e digitar o nome, número do título eleitoral ou CPF.

    Se o cadastro biométrico tiver sido realizado, aparecerá na tela a seguinte mensagem: “Eleitor/Eleitora com biometria coletada”. Além disso, a plataforma também confirma se a inscrição eleitoral está regular ou irregular.

    No aplicativo e-Título, a mesma mensagem que confirma a coleta da biometria aparecerá logo abaixo da identificação do eleitor.

    Posso votar só com a biometria?

    Não. É necessário apresentar ao menos um documento com foto.

    Quando acontecem as eleições em 2024?

    Neste ano, as eleições ocorrem no dia 6 de outubro. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que não haja maioria absoluta na votação para prefeito, o segundo turno está previsto para o último domingo do mês, dia 27.

    Os eleitores irão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para cumprirem mandato pelos próximos quatro anos.

    *Publicado por Renata Souza, da CNN

    Tópicos