Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por votos no PT, Lira estimula candidatura avulsa de deputada petista na Câmara

    Deputado do PP incentiva nos bastidores uma candidatura avulsa do PT à vaga na Mesa Diretora

    Igor Gadelhada CNN

    Candidato favorito do Palácio do Planalto à presidência da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) incentiva, nos bastidores, uma candidatura avulsa no PT à vaga a que o partido terá direito na Mesa Diretora.

    Com a articulação, Lira tenta garantir para ele alguns votos de deputados do PT, partido que oficialmente anunciou apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) ao comando da Casa.

     

    Deputado Arthur Lira, do PP, em discurso na Câmara
    Deputado Arthur Lira, do PP, em discurso na Câmara
    Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados (26.mai.2020)

    Nos últimos dias, Lira passou a incentivar a deputada Marília Arraes (PT-PE) a se lançar na disputa como candidata independente contra o nome oficial que a legenda lançará para a Mesa Diretora.

    Pelos cálculos do grupo de Lira, o candidato do Progressistas deverá contar com votos de pelo menos oito dos 53 deputados petistas. A ideia é tentar aumentar esse placar com a candidatura avulsa de Marília. Procurada oficialmente, a parlamentar não respondeu.

    A vaga a que o PT terá direito na Mesa dependerá do tamanho do bloco que Baleia conseguirá registrar. Maior partido do grupo, a legenda poderá fazer a primeira escolha dentre os postos que o bloco tiver direito.

    Pelas regras da Câmara, depois de confirmada essa divisão dos postos da Mesa Diretora entre as siglas, somente os deputados daquele partido podem disputar o cargo ao qual a legenda terá direito.