Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Por apoio nacional do PSD, Lula avança sobre o partido em palanques estaduais

    Na tentativa de contar com o apoio da sigla no primeiro turno, o petista intensificou articulações com o partido de Gilberto Kassab no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais

    Gustavo Uribeda CNN , Brasília

    Na tentativa de fechar uma aliança com o PSD já no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as articulações estaduais com o partido do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

    O esforço, segundo aliados do petista, tem como objetivo ganhar maior adesão a uma aliança nacional em grandes colégios eleitorais do país, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

    Para isso, o recado que tem sido dado em conversas reservadas entre integrantes das duas siglas é de que o PT pode abrir mão de candidaturas próprias a governos estaduais para candidatos do PSD.

    Em Minas Gerais, por exemplo, o partido já sinalizou apoio à candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD. Em troca, dirigentes petistas cobram que a candidatura do prefeito sirva de palanque estadual a Lula.

    Na Bahia, onde o PT lançaria a candidatura a governador do senador Jaques Wagner, o partido avalia não ter mais candidato e apoiar o nome do senador Otto Alencar, do PSD, à gestão estadual.

    Já no Rio de Janeiro, apesar de o PSD ter fechado aliança com o PDT de Ciro Gomes, Lula teve um encontro na terça-feira (15) com o prefeito Eduardo Paes. Segundo aliados de ambos, foi tratado no encontro uma eventual aliança nacional entre os dois partidos.

    Na semana passada, Kassab disse que um apoio a Lula no primeiro turno não é impossível, mas ressaltou que o PSD pretende ter um candidato próprio nas eleições deste ano.

    “Em respeito a esses companheiros, não posso dizer que é impossível [o apoio a Lula]. São pessoas que é impossível o partido tomar uma decisão sem eles”, disse o presidente nacional do PSD.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos