Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia do DF identifica outros 6 suspeitos de tentativa de explosão de caminhão-tanque em Brasília

    Operação nesta sexta-feira (14) cumpre mandados em quatro cidades do Pará e conta com o apoio da polícia do estado

    PCDF deflagra Operação Artificium.
    PCDF deflagra Operação Artificium. Polícia Civil do Distrito Federal

    Elijonas Maiada CNN

    em Brasília

    A Polícia Civil do Distrito Federal identificou outros seis envolvidos na tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília, na véspera de Natal do ano passado.

    Em operação deflagrada nesta sexta-feira (14), policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos, em quatro municípios do Pará: Redenção, São Félix do Xingu, Marabá e Xinguara. A ação contou com o apoio da polícia do estado.

    O caso ocorreu em 24 de dezembro de 2022. George Washington Sousa foi preso em flagrante após tentar explodir um caminhão-tanque carregado de combustível nas proximidades do Aeroporto JK, em Brasília.

    Em depoimento, Sousa, que foi autuado por terrorismo, confessou que o ato teve “motivação ideológica”. No auto da prisão em flagrante, obtido pela CNN, ele citou que a compra de um arsenal foi no valor de R$ 160 mil.

    Além de George Washington, Allan Diego dos Santos Rodrigues também foi detido. Um outro suspeito, Wellington Macedo de Souza, segue foragido. A apuração identificou que nos dias que antecederam o fato, George Washington e Allan trocaram mensagens sobre compra e transporte de explosivos do Pará para o Distrito Federal, bem como transferências de valores para custear tais aquisições.

    Uma nova investigação foi aberta para verificar a participação de mais pessoas no crime. De acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Distrito Federal, nessa nova etapa, documentos, aparelhos celulares e computadores eletrônicos vinculados aos suspeitos serão analisados. Os policiais também querem verificar se há a participação de mais pessoas no crime.

    Relembre o caso

    Em dezembro, durante a prisão, os policiais encontraram um arsenal no apartamento de George Washington: um fuzil AR10; duas espingardas calibre 12; 30 cartelas de munição 357 Magnum; 39 cartelas de munição 9 mm, contendo dez munições intactas e duas caixas contendo 50 munições de 9 mm.

    A ação, que contou com a participação de 30 policiais civis, é resultado de diligências que se iniciaram a partir da prisão em flagrante de George Washington de Oliveira, que confessou ter sido responsável pela montagem do equipamento explosivo nos arredores do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília. Allan Diego dos Santos se entregou à polícia no dia 17 de janeiro e confirmou que colocou a bomba no caminhão-tanque.

    Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, Sousa afirmou que a intenção dele e do grupo com quem estava era provocar a intervenção militar e a decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.