Nova composição da Câmara e do Senado redefine divisão de forças no Congresso
Neste episódio do E Tem Mais, Luciana Barreto apresenta um balanço das mudanças no Legislativo após as eleições e de como elas podem afetar a governabilidade
O PL conquistou 99 cadeiras e terá a maior bancada na Câmara dos Deputados depois das eleições do último domingo (2). Junto com o PP e o Republicanos, os partidos que apoiam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro somarão quase 190 deputados federais a partir de 2023.
O PT obteve 68 cadeiras e, somadas as outras siglas da coligação que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, o total chega a 122.
No Senado, apenas um terço das 81 cadeiras foram renovadas nas eleições deste ano, mas isso foi suficiente para uma mudança significativa: pela primeira vez em 25 anos, o MDB não será o partido com a maior bancada. O posto será do PL, que elegeu oito senadores e terá 13 cadeiras a partir de 2023.
Neste episódio do E Tem Mais, Luciana Barreto apresenta um balanço da nova composição do Senado e da Câmara dos Deputados formada pelo resultados das urnas.
Para traçar um panorama de como fica a divisão de forças no Congresso a partir do ano que vem e os possíveis efeitos dela para o governo que será eleito em 30 de outubro, participam deste episódio a cientista política Denilde Holzhacker, professora da ESPM, e o analista de política da CNN Caio Junqueira.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)