Governo eleito em outubro terá desafio de buscar novo equilíbrio entre Poderes
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das expectativas sobre a tarefa do vencedor das eleições de garantir governabilidade no país
A divisão de Poderes e o modelo político do Brasil exigem que o próximo governo seja capaz de formar uma base de apoio com deputados e senadores alinhados com as propostas do presidente eleito. Com um sistema partidário fragmentado, a articulação de alianças é importante para que o governo consiga aprovar medidas de seu interesse no Congresso.
A relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário é um dos fatores que determinam o nível de governabilidade do país. A judicialização de temas da gestão federal, por exemplo, pode impor mais ou menos limites aos planos do Palácio do Planalto – em especial, em momentos de tensão no diálogo entre os Poderes.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das expectativas sobre a tarefa do governo eleito em outubro de buscar um novo equilíbrio nas relações com o Judiciário e o Legislativo.
Para descrever como os principais candidatos da corrida presidencial planejam lidar com o desafio da governabilidade, participam deste episódio o analista de política da CNN Caio Junqueira e o jurista Wallace Corbo, professor da FGV Direito Rio.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)