Eleições testam capacidade da Justiça de combater fake news durante a campanha
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos esforços para evitar a disseminação de notícias falsas como artifício para obter votos
Um pesquisa recente apontou que quatro em cada dez brasileiros dizem receber notícias falsas diariamente. Um outro levantamento, encomendado pela CNN, apontou um crescimento de 462%, entre 2008 e 2022, na emissão de documentos para comprovar a prática de crimes virtuais, incluindo o uso de fake news para calúnia, injúria e difamação.
Diante das preocupações com os possíveis efeitos da desinformação na votação de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem colocado em prática novas medidas na tentativa de fechar o cerco contra quem tenta conquistar os votos dos eleitores por meio da divulgação de fake news.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos esforços da Justiça Eleitoral para combater a disseminação de fake news durante a campanha das eleições deste ano.
Para apontar os avanços e as dúvidas sobre os mecanismos de enfrentamento ao uso de notícias falsas na campanha eleitoral, participam deste episódio o pesquisador Alexandre Pacheco, coordenador do Observatório de Desinformação nas Eleições de 2022 da FGV, e o advogado Guilherme Barcelos, especialista em direito eleitoral.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)