Campanhas se mobilizam em apelo a ‘voto útil’ e miram rejeição de adversários
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das estratégias dos candidatos na tentativa de construir um cenário eleitoral mais favorável
As pesquisas eleitorais apontam que cerca de 80% dos brasileiros planejam votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) para presidente no dia 2 de outubro. Mas o número dos que dizem que nunca votariam no atual presidente fica próximo de 50%, e a rejeição ao candidato petista também é elevada, perto de 40%, a depender do instituto de pesquisa.
Na corrida por um cenário mais favorável, a campanha de Lula investe na busca dos votos que faltam para uma possível vitória já no primeiro turno. Do lado de Bolsonaro, a expectativa é levar a disputa para o segundo turno e, ao longo das semanas que restarem até 30 de outubro, procurar reverter a vantagem do petista.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama de como os apelos ao “voto útil” e os altos índices de rejeição dos dois principais candidatos na corrida presidencial podem influenciar a definição das eleições deste ano.
Para descrever a evolução dos números da corrida eleitoral nas últimas semanas e as possíveis estratégias dos presidenciáveis, participam deste episódio o pesquisador Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, e a cientista política Deysi Cioccari.
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(* Publicado por Diego Toledo)