Auxílio Brasil desperta dúvidas sobre contas públicas e implicações políticas
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta balanço das reações à proposta do governo para o novo programa social que substituirá o Bolsa Família
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pretende colocar a PEC dos Precatórios para votação no plenário da Casa nesta terça-feira (26). O texto da proposta teve uma alteração na regra de correção do teto de gastos que deve abrir espaço no Orçamento para financiar o novo Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família e prevê o pagamento de pelo menos R$ 400 para 17 milhões de famílias beneficiadas.
A proposta de promover uma mudança na regra constitucional do teto de gastos para bancar o novo programa social resultou, na semana passada, em uma debandada de secretários do Ministério da Economia que eram contra a iniciativa e foi mal recebida pelo mercado financeiro, com aumento do dólar e queda na bolsa.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das reações à proposta de reajuste dos benefícios pagos pelo Bolsa Família, com a criação do Auxílio Brasil. Para descrever os possíveis impactos do novo programa social e as preocupações com as contas públicas, participam deste episódio os analistas da CNN Fernando Nakagawa, que pontua os aspectos econômicos, e Iuri Pitta, que comenta as implicações políticas.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)