Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Plano para matar Lula: “Kid preto” fala por 3 horas à PF

    Militar foi preso na semana passada por suspeita de participar de articulação para assassinar o presidente, Alckmin e Moraes

    Da CNN* , São Paulo

    O tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo prestou depoimento por três horas à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (28).

    Azevedo é suspeito de participar de um plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

    O depoimento, tomado por videoconferência, aconteceu entre 16h e 19h.

    A defesa do tenente-coronel não quis dar detalhes sobre o conteúdo da oitiva, mas anunciou que fará um pronunciamento à imprensa às 10h de sexta-feira (29).

    Ele está preso desde a última semana no Rio de Janeiro e é o único alvo da Operação Contragolpe que não aparece como indiciado no relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). O nome dele pode ser incluído como complemento.

    “Kids pretos”

    Azevedo faz parte da elite do Exército, os “kids pretos”, grupo formado pelo Curso de Operações Especiais, treinados para atuar nas missões sigilosas, com ambientes hostis e politicamente sensíveis.

    Os militares recebem esse apelido por utilizarem gorros pretos em operações – eles são caracterizados como especialistas em guerra não convencional, reconhecimento especial, operações contra forças irregulares e contraterrorismo.

    *Com informações de Rodrigo Monteiro

    Quem são os “kids pretos”?

    Tópicos