Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planalto convoca ministros de partidos aliados e pede ajuda na aprovação de projetos

    Jantar aconteceu na última quinta-feira (28) e foi convocado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha

    Renata AgostiniThais ArbexGustavo Uribeda CNN , em Brasília

    Os principais auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto se reuniram na semana passada com ministros indicados por partidos aliados e cobraram empenho das bancadas no Congresso na aprovação de projetos considerados prioritários para o governo.

    O jantar aconteceu na última quinta-feira (28) e foi convocado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O encontro ocorreu poucas semanas após ter sido oficializada a entrada de PP e Republicanos na Esplanada dos Ministérios.

    À mesa, os ministros que foram indicados por partidos ou por bancadas parlamentares. No cardápio da conversa, a organização da base. A ideia era cobrar os ministros a atuarem de forma mais próxima, acompanhando o movimento de suas bancadas e pedindo votos em projetos prioritários.

    Padilha apresentou um discurso de “unificação”, segundo um dos presentes. De acordo com relatos, o chefe da articulação política do governo apresentou o que chamou de “pauta prioritária”, com destaque para projetos da área econômica.

    Ministros que participaram do jantar afirmam à CNN que Padilha fez, na prática, um apelo direcionado aos dois ministros dos partidos recém-chegados ao governo: André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

    Embora tenha havido descontração durante o encontro – regado a camarão de entrada e cordeiro no prato principal – ministros que estão na Esplanada desde o início do governo entenderam que o chamado de Padilha teve como objetivo “integrar” os novatos e falar mais diretamente sobre fidelidade dessas bancadas.

    O jantar ocorreu num momento em que a oposição está investindo na obstrução dos trabalhos e o governo quer avançar em projetos para aumentar a arrecadação.

    Após o encontro, os ministros decidiram criar um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação e o monitoramento dos projetos no Congresso.

    Veja também – Bancadas do PT se mantêm em silêncio em ofensiva contra STF; governo teme retaliação

    Tópicos