Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planalto articula novo encontro entre chefes dos Poderes

    A ideia é resgatar a reunião que ocorreria em julho, mas acabou cancelada após Bolsonaro ofender os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso

    Caio Junqueirada CNN

    O Palácio do Planalto articula um novo encontro entre os chefes dos Três Poderes. Ministros da ala política, como Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo), estão à frente dessa operação junto com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e, também, com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

    A ideia é resgatar a reunião que ocorreria em julho entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o presidente do STF, Luiz Fux, e com Pacheco. Ela acabou cancelada após Bolsonaro ofender os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

    Os mais otimistas já avaliam que, se não houver sobressaltos, é possível que a reunião possa ocorrer até mesmo na próxima semana.

    O encontro desta quarta-feira (18) entre Ciro Nogueira e Fux já foi um dos passos nesse sentido e Ciro fez o pedido para que ocorra uma reunião entre os chefes de poderes.

    Também pretendia retomar a ideia de que é um amortecedor do presidente Jair Bolsonaro, como disse no seu discurso de posse.

    Ciro também pretendia sugerir, como mostrou a CNN nesta terça-feira (17), que é preciso diferenciar a ação política do presidente da ação institucional.

    Ele tem dito a interlocutores que Bolsonaro enfrenta uma das maiores pandemias da história e que encontrou no embate político com o Judiciário uma forma de reagrupar seus apoiadores. E que, inclusive o ex-presidente Lula, quando condenado e preso pelo sistema judicial, também atacou o Judiciário e chegou a dizer que “o STF estava acovardado”.

    Interlocutores o do presidente, inclusive, garantem que ele não mais levará pessoalmente os pedidos de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Barroso, mas que a essa altura não há como recuar, tendo em vista que já anunciou nas suas redes sociais que o faria. Mas tem passado a mensagem de que ele não irá operar para que o pedido avance no Senado.

    Veja mais notícias do Brasil e do mundo na CNN.

    Ministro Luiz Fux ao lado do presidente Jair Bolsonaro
    Membros do Planalto articulam encontro entre chefes dos Poderes
    Foto: Marcos Corrêa/PR

     

    Tópicos