Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Pesquisas não têm indicado abandono de votos de Lula e Bolsonaro, diz professor

    Especialista em ciências políticas da UnB Lucio Rennó comentou sobre o atual cenário da disputa eleitoral

    Pedro ZanattaBeatriz Cripada CNN , em São Paulo

    Em entrevista à CNN, neste domingo (4), o professor de ciências políticas da UnB Lucio Rennó afirmou que as recentes pesquisas de intenção de voto não têm indicado abandono dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

    “Podemos ver a rejeição levando a um voto estratégico e levando a um enfraquecimento da terceira via. O que é algo um pouco contraintuitivo, pois imaginaríamos que esses eleitores sairiam de Lula e Bolsonaro, que são os dois com maior rejeição, e se encaminhariam para uma terceira via. Pode ser um movimento contrário, um eleitor de Ciro Gomes, para evitar um segundo turno, se movendo para Lula para tentar uma vitória no primeiro turno, isso é plenamente plausível. Temos, claro, que estarmos atentos para um movimento contrário, de abandono de Lula e Bolsonaro, embora, as pesquisas não tem indicado esse processo”.

    A última pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada no sábado (3), traz o ex-presidente Lula à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Bolsonaro, com 35%.

    No levantamento anterior, publicado em 31 de agosto, Lula aparecia com 43%, e Bolsonaro, com 35%, variando dentro da margem de erro. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

    O especialista comentou ainda sobre a importância das disputas nos estados para o sucesso de uma candidatura à Presidência. Segundo Rennó, São Paulo e Minas Gerais são unidades importantes para o pleito. “São Paulo e Minas Gerais são dois estados com capacidade de forte influência no resultado final da eleição… Conquistar esses estados é fundamental”, disse.

    Veja mais no vídeo acima.

    Tópicos