Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Pesquisas ainda não refletem as estratégias de 2º turno, diz especialista

    Sergio Simoni Jr. lembra que o horário eleitoral gratuito começou a ser veiculado apenas na sexta-feira (7), então os últimos levantamentos não capturaram o resultado das novas táticas dos candidatos

    Júlia VieiraVinícius Tadeuda CNN , em São Paulo

    O cientista político e professor da UFRGS, Sergio Simoni Jr., afirmou que as pesquisas eleitorais divulgadas recentemente ainda não capturaram o resultado das estratégias utilizadas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para vencer o segundo turno das eleições presidenciais.

    Em entrevista ao Visão CNN nesta terça-feira (11), o especialista apontou que os levantamentos ainda são um “retrovisor”, ou seja, demonstram o olhar dos eleitores para o que foi mostrado durante a campanha de primeiro turno.

    O professor  lembra que o horário eleitoral gratuito começou a ser veiculado apenas na sexta-feira (7), então as últimas pequisas não capturaram o resultado das novas táticas dos candidatos.

    “O horário eleitoral gratuito começou na sexta (7), então só agora está começando a ficar mais visível esses novos apoios, essas novas questões que estão sendo colocadas [para o segundo turno]”, explicou Simoni.

    “A gente tem que levar em consideração que essa é uma eleição muito cristalizada. As mudanças que a gente teve de última hora no primeiro turno muito provavelmente representam aquele pequeno grupo que estava indeciso ou que podia mudar o voto, mas a grande maioria já tem decisão e uma orientação há bastante tempo. A questão agora é na margem, e pequenos detalhes para fazer a diferença”, acrescentou.

    Assista à entrevista na íntegra no vídeo acima.

    Tópicos