Pesquisa RealTime Big Data governo do CE: Capitão Wagner lidera em três cenários contra PDT
Contra Roberto Cláudio, o pré-candidato do União Brasil aparece empatado dentro da margem de erro
Pesquisa TV Record/RealTime Big Data sobre a eleição para o governo do Ceará, divulgada nesta terça-feira (21), mostra o deputado Capitão Wagner (União Brasil) com 40% das intenções de voto, à frente do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), com 35%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Adelita Monteiro (PSOL) aparece com 2%; Serley Leal (UP), com 0%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro. Brancos e nulos representam 13% dos entrevistados, e 10% não souberam ou não quiseram responder.
- Capitão Wagner (União Brasil) – 40%
- Roberto Cláudio (PDT) – 35%
- Adelita Monteiro (PSOL) – 2%
- Serley Leal (UP) – 0%
- Brancos e nulos – 13%
- Não souberam/não responderam – 10%
Foram ouvidos 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 18 e 20 de junho. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código CE-02057/2022. Segundo o instituto, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento analisa ainda mais três cenários, com outros três possíveis candidatos do PDT. O partido ainda não definiu quem disputará o governo do estado. Em todos eles, Capitão Wagner venceria no primeiro turno, segundo o instituto.
Contra a atual governadora, Izolda Cela, Capitão Wagner aparece com 44%, contra 29%. Adelita Monteiro fica com 2%. Nesse caso, brancos e nulos representam 15% dos entrevistados. Os que não souberam ou não quiseram responder foram 10%.
- Capitão Wagner (União Brasil) – 44%
- Izolda Cela (PDT) – 29%
- Adelita Monteiro (PSOL) – 2%
- Serley Leal (UP) – 0%
- Brancos e nulos – 15%
- Não souberam/não responderam – 10%
Em um cenário em que o candidato do PDT é Mauro Filho, Capitão Wagner tem 45% das intenções de voto, contra 19%. Adelita Monteiro aparece com 3%. Brancos e nulos são 16%, e os que não souberam e não responderam são 17%.
- Capitão Wagner (União Brasil) – 45%
- Mauro Filho (PDT) – 19%
- Adelita Monteiro (PSOL) – 3%
- Serley Leal (UP) – 0%
- Brancos e nulos – 16%
- Não souberam/não responderam – 17%
Contra Evandro Leitão, Capitão Wagner aparece com 49% das intenções de voto, contra 11%. Adelita Monteiro mantém os 3%. Brancos e nulos representam 17% dos entrevistados, e os que não souberam ou não quiseram responder, 20%.
- Capitão Wagner (União Brasil) – 49%
- Evandro Leitão (PDT) – 11%
- Adelita Monteiro (PSOL) – 3%
- Serley Leal (UP) – 0%
- Brancos e nulos – 17%
- Não souberam/não responderam – 20%
Senado
O instituto também simulou dois cenários para o Senado Federal. Em ambos, o ex-governador Camilo Santana (PT) aparece à frente dos adversários, com mais de 60% das intenções de voto.
Cenário I
- Camilo Santana (PT) – 67%
- Marcelo Mendes (Avante) – 3%
- Pastor Paixão (PTB) – 3%
- Bardawil (PL) – 1%
- Brancos e nulos – 16%
- Não souberam/não responderam – 10%
Cenário II
- Camilo Santana (PT) – 66%
- Raimundo Matos (PL) – 6%
- Marcelo Mendes (Avante) – 2%
- Pastor Paixão (PTB) – 2%
- Brancos e nulos – 14%
- Não souberam/não responderam – 10%
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Publicado por Renan Porto