Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Pesquisa Quaest para Presidência, STF julga lei de improbidade e mais de 3 de agosto

    Pesquisa Genial/Quaest divulgada em primeira mão pela CNN traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%

    Urna eletrônica
    Urna eletrônica Agência Estado

    CNN Brasil

    A nova pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, que traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%, e o julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ações que questionam trechos da lei de improbidade administrativa, estão entre os destaques desta quarta-feira (3).

    Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 44% e Bolsonaro, 32%

    Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (3), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

    Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%.

    Seis nomes incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Bivar desistiu da disputa no último domingo (31).

    Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.

    STF julga nesta quarta (3) ações sobre alterações em lei de improbidade

    O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (3) ações que questionam trechos da nova lei de improbidade administrativa. As ações são relatadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

    O julgamento vai analisar mudanças feitas no ano passado pelo Congresso.

    Na prática, em uma das ações, os ministros vão decidir se há possibilidade de as alterações na lei serem aplicadas retroativamente ao prazo de prescrição para as ações de ressarcimento.

    Área técnica do TSE concede acesso aos códigos-fonte das urnas a militares

    A área técnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas a técnicos do Ministério da Defesa. A pasta afirmou que irá à Corte às 10h desta quarta-feira (3).

    Mais cedo, a pasta pediu acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas e dados de pleitos anteriores tribunal. Dessa vez, estipulou prazo até 12 de agosto para receber as informações, segundo a pasta, devido ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação” das eleições deste ano para que as Forças Armadas possam analisar as informações.

    Copom anuncia nova Selic nesta quarta-feira (3); mercado espera última alta do ano

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira (2), no fim da tarde, a nova Selic, taxa básica de juros da economia. A expectativa geral do mercado é de uma alta de 0,5 ponto percentual, o que levaria a taxa a 13,75% ao ano.

    Muitos analistas também acreditam que esta pode ser a última alta seguida, após um ciclo de aperto monetário que começou em março de 2021, quando a Selic foi da mínima histórica de 2% para 2,75%.

    O BC também deve dizer em comunicado quais são suas projeções para 2023. “A política monetária tem efeitos muito pequenos sobre a inflação deste ano, a seis meses do fim. Os efeitos maiores são para o ano que vem”, diz Alexandre Schwartsman, especialista CNN em economia.

    Em encontro com presidente de Taiwan, Pelosi diz que EUA “não abandonarão” ilha

    A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que quer deixar “inequivocamente claro” que os EUA não abandonarão Taiwan, em discurso no escritório presidencial em Taipé nesta quarta-feira (3).

    “Hoje, nossa delegação veio a Taiwan para deixar inequivocamente claro que não abandonaremos nosso compromisso com Taiwan e estamos orgulhosos de nossa amizade duradoura”, disse Pelosi, ao lado da presidente Tsai Ing-wen, após receber a mais alta honraria civil de Taiwan.

    “Agora, mais do que nunca, a solidariedade da América com Taiwan é crucial e essa é a mensagem que estamos trazendo aqui hoje”, afirmou ela. “Estou ansiosa para exibir esa honraria no Gabinete da Presidencia (da Câmara), ou usá-lo no Capitólio como um símbolo de nossa preciosa amizade”, disse Pelosi sobre a honra civil.

    O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, atacou a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, nesta quarta-feira (3), chamando sua visita a Taiwan de “farsa completa” e alertando que “aqueles que brincam com fogo perecerão”.

    “Os Estados Unidos estão violando a soberania da China sob o pretexto da democracia”, disse Wang a repórteres durante uma reunião com os ministros das Relações Exteriores da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) no Camboja.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br