Pesquisa Quaest: apenas um governista está no top 10 em popularidade digital no Congresso
Nikolas Ferreira e Fábio Teruel seguem na liderança na Câmara; no Senado, Cleitinho e Flávio Bolsonaro continuam nas primeiras colocações do ranking
Apenas um parlamentar governista está no top 10 do ranking de popularidade digital no Congresso Nacional, tanto na lista do Senado quanto da Câmara dos Deputados, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (15).
Entre os parlamentares da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL) e Fábio Teruel (MDB) — considerado “independente” — continuam na liderança. André Janones, o único deputado governista no top 10, está em 8º.
Já no Senado, Cleitinho (Republicanos), Flávio Bolsonaro (PL) e Sergio Moro (União Brasil-PR) permanecem primeiras colocações do ranking. A oposição nesta Casa ocupa nove das dez primeiras posições. Cid Gomes (PDT), governista, é a “exceção”, em décimo lugar.
Resultados
Veja o ranking na Câmara dos Deputados:
- Nikolas Ferreira (PL) — Oposição
- Fábio Teruel (MDB) — Independente
- Eduardo Bolsonaro (PL) — Oposição
- Maurício Marcon (Podemos) — Oposição
- Tiririca (PL) — Oposição
- Carla Zambelli (PL) — Oposição
- André Janones (AVANTE) — Governo
- André Fernandes (PL) — Oposição
- Bia Kicis (PL) — Oposição
- Marcel Van Hattem (Novo) — Oposição
Veja o ranking no Senado:
- Cleitinho (Republicanos) — Oposição
- Flávio Bolsonaro (PL) — Oposição
- Sergio Moro (União Brasil) — Oposição
- Magno Malta (PL) — Oposição
- Romário (PL) — Oposição
- Damares Alves (Republicanos) — Oposição
- Marcos do Val (Podemos) — Oposição
- Hamilton Mourão (Republicanos) — Oposição
- Tereza Cristina (PP) — Oposição
- Cid Gomes (PDT) — Governo
Crescimento de Zambelli e domínio da oposição
A pesquisa avaliou que a investigação sobre as joias recebidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e declarações do hacker Walter Delgatti, conhecido como “hacker da Vaza Jato”, fizeram com que a popularidade digital do ex-presidente caísse para o menor nível desde maio deste ano.
Entretanto, ainda conforme a Quaest, o monitoramento mostra que petistas e aliados não têm conseguido se aproveitar deste momento para crescer nas redes.
Além disso, mesmo afetada por denúncias e investigações, Carla Zambelli teve o maior crescimento no índice da pesquisa neste mês.
“O monitoramento mostra que mesmo com sessões da CPMI favoráveis ao governo, a ala governista tem tido dificuldade para bater de frente com os ataques da oposição nas redes”, pondera a Quaest.
Metodologia
O levantamento da Genial/Quaest foi feito entre os dias 1 e 31 de agosto de 2023. O público-alvo pesquisado foi de 513 deputados federais e 81 senadores.
O Índice de Popularidade Digital (IPD) é construído a partir de 152 variáveis coletadas nas principais plataformas digitais. Essas variáveis constituem dimensões analíticas e são agrupadas de acordo com um modelo de aprendizado de máquina.
O algoritmo do IPD pondera a relevância de cada dimensão e reporta um valor que agrega todo o conteúdo digital analisado. Esse indicador varia de 0 a 100 e pode ser comparado ao longo do tempo.
A fonte dos dados incluiu Facebook, Instagram, Twitter (atualmente nomeado X), Google, Wikipedia e YouTube.