Pesquisa Ipec, nova premiê britânica assume e mais de 6 de setembro
Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%
A nova pesquisa Globo/Ipec para as eleições presidenciais de outubro e a reunião da rainha Elizabeth II com a nova premiê britânica Liz Truss estão entre os destaques desta terça-feira (6).
Pesquisa Ipec para presidente: Lula tem 44%; Bolsonaro, 31%
Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada nesta segunda-feira (5) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1%.
Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.
Roberto Jefferson (PTB) apareceu na pesquisa e também não pontuou. Ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta de condenações. Em razão disso, o partido escolheu Padre Kelmon como substituto na corrida pelo Palácio do Planalto. No entanto, não houve tempo de ele ser incluído nesta pesquisa.
Liz Truss assumirá cargo de premiê nesta terça (6), após reunião com a rainha
A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, assumirá oficialmente o cargo nesta terça-feira (6), após reunir-se com a rainha Elizabeth II, conforme determina a tradição britânica.
Pela primeira vez na história, a rainha Elizabeth não se deslocará até Londres para realizar a nomeação da premiê.
O encontro ocorrerá em Balmoral – e não mais no Palácio de Buckingham, em Londres. A recepção em Balmoral é uma estreia histórica para o seu reinado de 70 anos.
Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse que a monarca de 96 anos não fará a viagem de ida e volta de cerca de 1,6 mil quilômetros da Escócia e, em vez disso, a nova premiê viajará para o Norte de Londres, seguido por uma audiência com a eleita.
Liz Truss foi eleita a primeira-ministra do Reino Unido nesta segunda-feira (5), se tornando a terceira mulher a ocupar o cargo. A conservadora foi eleita com quase 57,4% dos votos em uma votação interna do partido.
Em discurso final, Boris Johnson exalta suas conquistas e não fala de escândalos
O discurso final de Boris Johnson como primeiro-ministro do Reino Unido, nesta terça-feira (6), seguiu o mesmo tom de muitas de suas falas públicas anteriores: exaltou o que vê como suas conquistas, não mencionou seus fracassos ou escândalos e mostrou um lampejo de amargura para aqueles que colaboraram em sua queda.
A lista de reivindicações que Johnson recorreu foi bem ensaiada, mas ele também estava interessado em se definir como estadista. Logo no início, citou sua resposta à crise da Ucrânia, sugerindo que o fornecimento de armas do Reino Unido “ajudou a mudar o curso da maior guerra europeia em 80 anos.”
Ao concluir sua fala, acrescentou entre os triunfos de seu governo: “Falar com clareza e autoridade, da Ucrânia ao pacto de Aukus com a América e a Austrália, porque somos um Reino Unido inteiro, cujos serviços de segurança diplomáticos e forças armadas são tão admirado globalmente.”
Lula se reúne com comitê de campanha, e Bolsonaro encontra chefes de estado
Nesta terça-feira (6), o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à frente no agregador de pesquisa CNN/Locomotiva, se reúne com a coordenação de campanha às 10h em um hotel, em São Paulo.
Jair Bolsonaro (PL) participa, às 7h30, de uma sabatina da Jovem Pan, em Brasília. No final da tarde, às 17h30 recebe a visita de chefes de Estado — não foi informado quais são.
Ciro Gomes (PDT) estará em São Paulo. O dia do pedetista começa no centro da cidade, onde tem encontro com lojistas, às 10h. Às 12h30, concede entrevista online sobre suas propostas para a Amazônia.
Às 19h30, participa de sabatina da RedeTV!. E fecha o dia com uma transmissão ao vivo no seu canal, a Ciro TV, às 20h45.
Simone Tebet (MDB) passa o dia em Brasília. Na parte da manhã, tem reunião com as associações dos procuradores da República e dos delegados da Polícia Federal. Às 13h10, participa da sabatina do Correio Braziliense com a TV Brasília. Às 15h, participa de uma reunião com os embaixadores dos Estados-Membros da União Europeia no Brasil.
Bolsonaro vai ao TSE contra propaganda de Lula sobre compra de imóveis
O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra propaganda eleitoral do adversário na disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na ação movida nesta terça-feira (6), a campanha de Bolsonaro pede que sejam retirados do ar os vídeos com notícias sobre compra de imóveis com dinheiro em espécie.
A coligação do atual presidente pede ainda, por medida liminar, que seja proibida a retransmissão do conteúdo, em qualquer meio, sob pena de crime de responsabilidade.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
*Publicado por Léo Lopes