Pela primeira vez após eleições, Lula se encontra com Lira e Pacheco
Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal tiveram reuniões separadas com presidente eleito
Pela primeira vez após as eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com os presidentes do Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (9), em Brasília.
A conversa com Pacheco, que se manteve neutro nas eleições, ocorreu no início da tarde. Durante a campanha presidencial, os dois haviam se encontrado em um almoço.
Mais cedo, Lula se encontrou com Arthur Lira, na residência oficial do presidente da Câmara. Ao analista da CNN Caio Junqueira, o líder do PT na casa legislativa, Reginaldo Lopes (MG), classificou a conversa como “superpositiva”.
O presidente eleito manteve o discurso assumido durante a campanha pelo Palácio do Planalto de que pretende pacificar o país.
“Ambos demonstraram espírito colaborativo. Presidente Lula disse que quer enfrentar a fome, reconstruir o Brasil, voltar o país a normalidade. Lira se colocou à disposição para ajudar a governabilidade do governo Lula”, relatou Lopes.
Sobre a PEC da Transição, o presidente da Câmara demonstrou apoio à proposta. “Ele falou que acha legítima a PEC da Transição, porque todos os candidatos defenderam Auxílio Brasil de R$ 600 na campanha. Falou que tem preferência pela PEC”, informou o líder do PT na casa legislativa.
Ainda segundo Lopes, Lula deixou claro que a sucessão na Mesa da Câmara é questão interna dos deputados.
“Não se aprofundou sobre sucessão na Mesa. Lula disse que questão da mesa é interna da casa.”
*Publicado por Renata Souza, da CNN. Com informações de Caio Junqueira e Marcello Sapio, da CNN