PDT contrata pesquisa qualitativa para direcionar discurso de Ciro
Objetivo é encontrar estratégia que permita ao candidato evitar o chamado voto útil e tentar crescer nas pesquisas eleitorais
O PDT encomendou uma ampla pesquisa qualitativa em todas as unidades da federação na tentativa de direcionar o discurso do candidato Ciro Gomes na disputa presidencial. A informação foi confirmada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
A expectativa é de que o resultado do levantamento fique pronto até o final deste mês e o objetivo é encontrar um discurso que permita ao candidato evitar o chamado voto útil e tentar crescer nas pesquisas eleitorais.
Nos últimos levantamentos eleitorais, Ciro, que já apareceu com dois dígitos durante a pré-campanha presidencial, estacionou em um patamar de 6%. O receio é de que a manutenção da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencer no primeiro turno leve a um derretimento do candidato do PDT.
Para evitar o cenário, o foco de Ciro tem sido o de tentar elevar a rejeição tanto de Lula como do presidente Jair Bolsonaro e o de priorizar a pauta social, voltando-se ao eleitorado que ganha até dois salários mínimos, que representa a maioria da população brasileira.
A mesma linha deve ser adotada nas primeiras propagandas televisivas do presidenciável, que vão ao ar no final desta semana. O marqueteiro João Santana, segundo relatos feitos à CNN, tem preparado material focado no discurso social.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos — Os candidatos a presidente em 2022
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