Paulo Dantas é reeleito governador de AL no 2º turno – Eleições 2022
Candidato do MDB ao governo alagoano nas eleições de 2022 superou neste domingo (30) seu adversário na disputa, Rodrigo Cunha (União Brasil)
O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito neste domingo (30), no segundo turno, com 52,33% dos votos, e comandará o estado por mais quatro anos. Dantas tinha o apoio da família Calheiros e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele derrotou nas urnas o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), que obteve 47,67% dos votos.
Quem é Paulo Dantas
Paulo Suruagy do Amaral Dantas, de 43 anos, era deputado estadual de Alagoas até maio deste ano e foi eleito governador em votação indireta feita pela Assembleia Legislativa para um mandato tampão que vai até 31 de dezembro. O então governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), renunciou ao cargo em abril para disputar o Senado.
Dantas é produtor rural formado em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Já foi prefeito de Batalha e é filho de Luiz Dantas, que já foi secretário estadual, deputado federal e estadual. É aliado do senador Renan Calheiros.
O governador chegou a ser afastado do cargo durante a campanha por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é acusado de comandar um esquema de rachadinha (desvio de recursos públicos) na Assembleia Legislativa de Alagoas. Dantas nega irregularidades. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) devolveu seu mandato no final de outubro.
Sua coligação é formada por PT, PCdoB, PV, PDT, PSC, Podemos e Solidariedade.
Confira abaixo a apuração eleitoral em Alagoas
(Publicado por Anna Gabriela Costa)