Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Para ONU, Bolsonaro prepara discurso que deve mencionar economia e críticas a governos petistas

    Texto que será lido pelo presidente tem recebido sugestões tanto de auxiliares diplomáticos como de integrantes da campanha à reeleição. A versão final, contudo, caberá ao próprio presidente

    Gustavo Uribeda CNN

    Brasília

    O presidente Jair Bolsonaro prepara um discurso para a abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que deve trazer menções a recentes avanços econômicos e críticas a governos petistas, de acordo com assessores presidenciais. O texto que será lido pelo presidente tem recebido sugestões tanto de auxiliares do segmento internacional como de integrantes da campanha à reeleição.

    A versão final, contudo, caberá ao próprio presidente, que pode fazer mudanças até minutos antes do discurso, esperado para a próxima terça-feira (20), nos Estados Unidos.

    De acordo com relatos feitos à CNN, o presidente foi aconselhado a focar nos avanços recentes da economia após a pandemia do coronavírus e diante do quadro internacional de aumento inflacionário.

    A ideia é citar a queda dos combustíveis, a redução da inflação, a diminuição do desemprego e o aumento da distribuição de renda com o Auxílio Brasil, bem como a perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023.

    Em disputa à reeleição, o presidente também foi aconselhado a fazer um discurso focado na política doméstica, com crítica aos governo petista, como relacionadas a empréstimos feitos no passado a países como Cuba, Venezuela e China, além de vincular a imagem do PT ao comunismo.

    Segundo fontes ouvidas pela CNN, tanto assessores diplomáticos como integrantes da campanha defendem que Bolsonaro não faça críticas à China, principal parceiro comercial do Brasil, e evite elogios públicos a Vladimir Putin, da Rússia.

    Bolsonaro tem repetido em agendas de campanha o contato feito recentemente com o presidente russo para a exportação de combustível para o Brasil.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.