Para evitar ônus político, governo sinaliza que não vai frear projeto da “saidinha”
Indicação foi dada após avaliação de que o texto já aprovado no Senado terá ampla aceitação na Câmara
O Palácio do Planalto fez chegar à cúpula do Congresso que não pretende se movimentar para frear o avanço do projeto aprovado nesta semana no Senado, alterando as regras para a “saidinha” no sistema prisional.
A indicação foi feita após a sinalização de que a matéria será aprovada com facilidade na Câmara, após ser aprovada com a imensa maioria dos votos dos senadores.
A avaliação feita nos bastidores pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é que a Casa já tem demonstrado ampla aceitação da medida em votações semelhantes.
Líderes partidários também têm indicado que o tema encontra grande aceitação nas bancadas, o que dificultaria muito qualquer movimento do Planalto para barrar o projeto.
A percepção no entorno do presidente da Câmara é que também não há risco de o presidente vetar o projeto, como chegou a ser ventilado.
Lira e Lula acabam de selar uma trégua após várias semanas de tensão, por conta de vetos presidenciais nos quais o governo tentou reverter decisões dos parlamentares.