Padilha: Congresso teve “celeridade” na aprovação de medidas nesta semana
Ao lado do ministro, Pacheco disse que “prioridade absoluta” do Legislativo é atender ao Rio Grande do Sul
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu ao Congresso Nacional por medidas aprovadas para atender o Rio Grande do Sul e a população gaúcha em meio às chuvas que têm devastado o estado.
“Estamos encerrando mais uma semana do Congresso Nacional em que, mais uma vez, se teve celeridade na aprovação de medidas encaminhadas pelo governo do presidente Lula (PT)”, disse Padilha, nesta quinta-feira (16), em Brasília.
Na quarta-feira (15), o Senado aprovou um projeto que suspende o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul por três anos. A Câmara havia aprovado a medida na noite do dia anterior.
Já na semana passada, o Congresso aprovou medida para agilizar o envio de emendas parlamentares para o estado. “Já conseguimos garantir o pagamento de mais de R$ 630 milhões em emendas (para o Rio Grande do Sul)”, detalhou Padilha.
As declarações de Padilha foram feitas em entrevista coletiva após reunião com o presidente do Senado – e, consequentemente, do Congresso –, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o líder do governo no Legislativo, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
A reunião serviu para alinhar mais detalhes sobre o acordo do governo com o Congresso em relação à retomada gradual da oneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios.
Pacheco, que esteve ao lado de Padilha na coletiva, destacou que, apesar de outras discussões correrem no Congresso, a “prioridade absoluta”, no momento, é atender ao Rio Grande do Sul. “Diversas iniciativas foram feitas ao longo dessa semana”, afirmou.