Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacheco anuncia comissão de senadores para acompanhar medidas de ajuda ao RS

    Grupo será formado por oito parlamentares e vai fiscalizar ações do governo federal

    Renata Souzada CNN

    São Paulo

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que a Casa legislativa instalará uma comissão temporária externa para atuar nos temas ligados ao combate à tragédia do Rio Grande do Sul.

    “Em razão da gravidade e da extensão dessa tragédia climática e humana no Rio Grande do Sul, nós vamos instituir esse grupo, através dessa comissão externa temporária”, anunciou o senador.

    O grupo de trabalho será formado por oito membros, incluindo os três parlamentares do estado: Hamilton Mourão (Republicanos), Ireneu Orth (PP) e Paulo Paim (PT). Os demais congressistas serão indicados por cada bloco partidário.

    Segundo Pacheco, a comissão possibilita “acompanhar, fiscalizar e fazer proposições legislativas” sobre o tema.

    “O Congresso Nacional tem que se colocar neste instante à disposição do poder Executivo, tanto federal quanto estadual. Eu conversei hoje pela manhã com o presidente Lula e nós devemos nos encontrar na parte da tarde, hoje ainda, para tratar a respeito desse tema”, disse o senador sobre as ações do governo diante do desastre.

    O senador ressaltou que o objetivo é centralizar esforços e estudar as diversas medidas que podem ser tomadas.

    “A própria viabilização de recursos ao estado do Rio Grande do Sul e aos municípios; a forma orçamentária de fazê-lo, para não esbarrar em limitações que são impostas em regimes de normalidade e isso não ser aplicado em um momento de exceção, como a dessa tragédia”, exemplificou.

    De acordo com o balanço mais recente divulgado pelo governo gaúcho, 83 pessoas morreram em consequência dos temporais que atingiram o estado na última semana. Além disso, 111 estão desaparecidos.

     

    *Em atualização