Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Osnei Okumoto, secretário de Saúde do Distrito Federal, é exonerado do cargo

    Okumoto foi nomeado de volta na presidência do Hemocentro do DF

    Osnei Okumoto, que foi escolhido para suceder Francisco Araújo na Secretaria de Saúde do DF
    Osnei Okumoto, que foi escolhido para suceder Francisco Araújo na Secretaria de Saúde do DF Foto: Divulgação/Breno Esaki/Saúde-DF

    Giovanna Galvanida CNN em São Paulo

    O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF, segundo o publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (27).

    De acordo com a publicação, a demissão aconteceu a pedido de Okumoto, que já foi nomeado ao seu antigo cargo na presidência da Fundação Hemocentro de Brasília.

    A posição era ocupada previamente pelo agora ex-secretário, que voltou à chefia da Saúde após escândalos de corrupção na pasta emergirem a partir de operações da Polícia Federal.

    Okumoto chegou a ser secretário da pasta até 16 de março de 2020, quando pediu demissão e foi sucedido por Francisco Araújo. O sucessor, porém, chegou a ser preso preventivamente após desdobramentos da Operação Falso Negativo, que investigou fraudes em testes para a identificação da Covid-19, e foi afastado do cargo.

    O tema também integra a pauta da CPI da Pandemia, que deve ouvir Francisco Araújo em um depoimento marcado para a próxima semana.

    No lugar de Okumoto, o governo do DF anunciou que Artur Felipe Siqueira de Brito assumirá interinamente a pasta a partir desta sexta.