Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oposição quer Jaques Wagner como relator da PEC da Defesa Nacional

    Ideia tem sido defendida depois de o senador ter votado favorável à PEC que limita poderes do STF

    Larissa Rodriguesda CNN , Brasília

    Depois que o líder do governo Jaques Wagner (PT-BA) votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição no Senado Federal vem trabalhando para que o parlamentar seja o relator de um texto importante, que deve ganhar força nos próximos dias.

    Trata-se da PEC apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) que busca aumentar anualmente o orçamento destinado à Defesa nacional, até que se chegue a um valor mínimo equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

    O assunto foi discutido no fim da semana passada entre Portinho e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Durante o encontro, o ministro teria dito ser favorável ao texto e que seria possível conseguir apoio também dentro do Palácio do Planalto.

    O fato de o senador ter sido ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff estaria sendo usado para convencer os resistentes ao seu nome para relatar a proposta.

    Na reunião entre Múcio e Portinho, também foi acordado que, para o texto andar com rapidez e ganhar apoio da base governista, o ideal é que o relator da PEC seja alguém ligado ao governo federal. Até agora, para a oposição, o nome de Jaques Wagner seria o ideal.

    Dentro do Planalto, no entanto, a ideia ainda não é unanimidade. Há uma ala que acredita que a relatoria poderia melhorar a situação do senador com os parlamentares do PT depois das críticas da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, por conta do voto a favor da PEC do STF.

    estaria sendo usado para convencer os resistentes O fato de o senador ter sido ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff ao seu nome para relatar a proposta.

    Por outro lado, alguns ministros estão vendo a possibilidade de Wagner relatar a PEC da Defesa Nacional como uma armadilha que pode custar a ele a liderança do governo no Senado definitivamente.

    Veja também: PEC que limita STF só deve ser analisada na Câmara em 2024

    Tópicos