Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Nova pesquisa Quaest, balanço da posse de Moraes e mais de 17 de agosto

    Pesquisa Genial/Quaest traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%

    CNN Brasil

    A nova pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, que traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%, e o balanço da posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão entre os destaques desta quarta-feira (17).

    Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 45% e Bolsonaro, 33%

    Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (17), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

    Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

    Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.

    Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 11 e 14 de agosto. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

    Alexandre de Moraes assume presidência do TSE em cerimônia com autoridades

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, ao tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que sua gestão à frente da Corte será firme no combate a notícias falsas e desinformação sobre as urnas eletrônicas.

    “Intervenção da Justiça Eleitoral será mínima, porém será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou fraudulentas, principalmente aquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais”, afirmou.

    O discurso de Moraes foi aplaudido pela plateia em vários momentos, especialmente ao defender a segurança do sistema eleitoral. Diante dos elogios às urnas eletrônicas, presidente Jair Bolsonaro (PL) não aplaudiu. Até o início do discurso, o presidente e o ministro estavam sentados lado a lado na tribuna do plenário do TSE, cochichando e rindo ao pé do ouvido.

    Partido de Bolsonaro e coligação de Lula lideram em número de candidatos

    O Partido Liberal, partido de Jair Bolsonaro, é a legenda com o maior número de candidatos nas eleições deste ano, são 1.578. Os dados parciais constam na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral que reúne informações sobre as candidaturas, o DivulgaCandContas. Segunda-feira (15) foi o último dia para os partidos registrarem seus candidatos.

    Em seguida, vêm União Brasil, com 1.492; Republicanos, com 1.423; MDB, com 1.359; e PP, com 1.324. Do outro lado, a Unidade Popular (UP) é a legenda que registrou menos candidaturas, 60.

    O partido com o maior número de candidaturas a governos estaduais é o PSOL, com 20.

    Críticas às urnas visam fortalecer a democracia, diz Bolsonaro ao TSE

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que as críticas que faz ao sistema eleitoral brasileiro têm o propósito de incentivar o aprimoramento das urnas eletrônicas e fortalecer a democracia.

    A defesa foi apresentada ao TSE após representação do Ministério Público Eleitoral contra os ataques de Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores no dia 18 de julho. A manifestação foi enviada ao TSE meia hora antes da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente da corte eleitoral.

    “O Presidente da República, como ator político, e dentro da leitura que fez do Inquérito – inclusive citando, em seu discurso, passagens e colocações feitas tanto pela Polícia Federal quanto pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral –, entende que ainda cabem outros aprimoramentos, em especial de transparência e de facilitação de possíveis auditorias ao resultado do pleito eleitoral. Isso em nada encerra raciocínio contrário à democracia, mas sim de fortalecimento ao Estado Democrático de Direito”, escreve o advogado Marcelo Bessa.

    Copa do Brasil: jogos de volta das quartas de final começam hoje; veja detalhes

    Os jogos de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2022 começam a ser disputados nesta quarta (17). Flamengo, Corinthians e Fluminense tentam garantir vaga nas semifinais. A etapa termina na quinta (18), com a partida entre América-MG e São Paulo.

    Corinthians enfrenta o Atlético-GO, em São Paulo. O Athletico-PR pega o Flamengo, em Curitiba. Já o Fluminense encara o Fortaleza, no Rio de Janeiro.

    No primeiro jogo, em 27 de julho, o Timão foi derrotado por 2 a 0 pelo Dragão. Agora, precisa vencer por mais de dois gols de diferença para se classificar. Caso apenas iguale no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    Tópicos