Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Nova função da Casa Civil visa conter ruído na eleição

    Ao menos dez ministros devem deixar pastas

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    O Palácio do Planalto teme que a “troca de guarda” em mais de dez ministérios – que irá ocorrer inevitavelmente por causa da disputa eleitoral – abra espaço para se ter mais ruído do que andamento na reta final do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

    Com isso, a ideia é blindar o governo e deixar centralizada na Casa Civil as decisões que encontrem algum tipo de aresta técnica, inclusive nos próprios filtros do governo.

    A ideia é que uma notícia ruim ou uma portaria mal feita, como a portaria do Ministério do Trabalho, por exemplo – que proibiu que empresas do setor privado cobrem comprovante de vacinação – que rendeu semanas de debates e uma decisão desfavorável do Supremo Tribunal Federal (STF), não venha a acontecer durante a campanha eleitoral.

    Segundo apuração de Daniela Lima, o objetivo seria ter uma espécie de amortecedor de polêmicas. A intenção, nesse momento, é evitar que a campanha seja tomada por proeblemas deflagrados pela troca de guarda em pastas importantes, ou mesmo por iniciativas que, por falta de conhecimento do histórico do governo, venha trazer qualquer problema, ajudando a oposição ou irritando a base mais ideológica do presidente Jair Bolsonaro.

    Eleições

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.