No Sudeste, cada ponto percentual representa 667 mil eleitores, diz especialista
Pesquisa Genial/Quaest mostra Bolsonaro e Lula tecnicamente empatados na região, com 38% e 36% das intenções de voto, respectivamente


A última Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta quarta-feira (14), mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tecnicamente empatados na região Sudeste, com 38% e 36% das intenções de voto, respectivamente.
Apesar do empate técnico — a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais —, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, lembrou que o peso dessa diferença pode chegar a quase 1,3 milhão de votos.
“A região Sudeste representa 42,6% do eleitorado brasileiro. De cada dez eleitores, mais de quatro estão nesta região. Na prática, significa que cada ponto percentual que um candidato tem na frente do outro representa 667 mil eleitores”, afirmou o especialista durante o Arena Eleições, da CNN.
“A diferença de dois pontos está dentro da margem de erro, mas pode significar quase 1,3 milhão a mais que Bolsonaro tem em vantagem do Lula”, aponta Meirelles.
No Nordeste, o petista aparece com 59% contra 19% do atual presidente. No Sul, a situação se inverte: Bolsonaro lidera com 45% ante 33% de Lula. No Centro-Oeste/Norte, o candidato do PT e o postulante do PL estão empatados tecnicamente, com 40% e 38%, respectivamente.