Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    No segundo turno, viagens de Lula e Bolsonaro somam mais de 37 mil km

    Presidenciáveis concentraram agendas no Sudeste; região deve permanecer como foco na reta final das eleições

    Danilo MoliternoLeonardo Rodriguesda CNN , São Paulo

    Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) percorreram, somados, mais de 37 mil quilômetros após o primeiro turno das eleições, para participar de eventos de campanha como entrevistas e caminhadas. O segundo turno está marcado para o próximo domingo (30). O cálculo dos deslocamentos considera o período de 3 e 24 de outubro.

    Nesses 21 dias de campanha, o petista percorreu mais de 11 mil quilômetros em suas viagens por oito estados, de três regiões. O Sudeste e o Nordeste, que reúnem mais de 69% dos eleitores brasileiros, foram os focos do ex-presidente. No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos válidos.

    Já Bolsonaro, que teve 43,20% (6 milhões de votos a menos que o adversário), rodou mais de 26 mil quilômetros em todas as cinco regiões. Ele esteve em dez estados.

    Segundo as campanhas dos presidenciáveis, eles continuarão concentrando esforços no Sudeste, região mais populosa do país.

    Para realizar o levantamento das viagens, a CNN considerou as cidades em que as agendas foram cumpridas e as distâncias entre elas com base no Google Maps. Além disso, o Distrito Federal não foi considerado nos compromissos oficiais de Bolsonaro, apenas nos atos de campanha.

    As viagens de Lula

    O ex-presidente concentrou sua campanha no Sudeste. A região concentra mais de 42% dos eleitores do país e vem sendo tratada como prioridade dos presidenciáveis desde o início.

    São Paulo foi o principal destino de Lula até aqui — o estado tem o maior eleitorado apto do Brasil e registrou vitória de Bolsonaro no primeiro turno, por 47,71% a 40,89%. A capital paulista (onde Lula obteve 47,54% contra 37,99%) foi a cidade que o petista mais visitou: nove vezes. Ele também passou por Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo.

    O petista também fez um “tour” pelo Nordeste durante quatro dias, de 12 a 15 de outubro. Ele passou por Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Recife (PE).

    Após visita à região, Lula concentrou seus esforços no Sudeste. No Rio de Janeiro, onde perdeu de 51,09% a 40,68% no primeiro turno, passou pela capital, Belford Roxo e São Gonçalo. Em Minas Gerais, onde venceu por 48,43% a 43,2%, foi a Belo Horizonte, Juiz de Fora, Teófilo Otoni e Ribeirão das Neves.

    Lula ainda passou rapidamente por Porto Alegre (RS), em 19 de outubro.

    As viagens de Bolsonaro

    Jair Bolsonaro percorreu as cinco regiões do país desde o dia 3. O presidente dedicou dez datas à capital federal, Brasília, e visitou o estado de São Paulo, maior colégio eleitoral brasileiro, nove vezes.

    Também esteve cinco vezes em Minas Gerais. Além da capital, Belo Horizonte, passou por Juiz de Fora e Montes Claros.

    Bolsonaro esteve no Nordeste entre 13 e 15 de outubro, passando por três capitais (Recife, Fortaleza e Teresina). Lula liderou os votos na região no primeiro turno.

    Ele também foi a Pelotas (RS), Balneário Camboriú (SC), Navegantes (SC) e Belém (PA).

    O que vem pela frente

    Lula deve permanecer em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro na última semana. A ideia inicial era visitar todos os estados em que ainda há disputa por governos estaduais, mas a equipe do candidato recalculou a rota e pretende intensificar ação no Sudeste.

    Nos últimos dias, compromissos previstos para Santa Catarina e Amazonas foram cancelados, por exemplo.

    Bolsonaro voltará a Minas Gerais e visitará a capital da Bahia. Estes são os dois maiores colégios eleitorais onde Lula venceu no primeiro turno.

    Assim como o petista, o presidente se concentrará no Sudeste na reta final da campanha. Além de passagem por Minas, Bolsonaro estará no Rio de Janeiro e em São Paulo.

    *Com informações de Tainá Falcão e Leandro Magalhães

    Fotos: Os atletas e ex-atletas que apoiam os presidenciáveis

    [cnn_galeria active=”1980509″ id_galeria=”1980503″ title_galeria=”Atletas e ex-atletas que apoiam Lula ou Bolsonaro”/]

    Tópicos