Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Netanyahu mata inocentes para ficar no poder, diz Lula

    O chefe do Executivo brasileiro recepcionou os brasileiros resgatados no primeiro voo de repatriação vindo do Líbano, que chegou ao Brasil neste domingo (6)

    Vitória Queirozda CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mata pessoas inocentes para se manter no poder. O chefe do Executivo recepcionou neste domingo (6) os brasileiros resgatados no primeiro voo de repatriação vindo do Líbano.

    O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 10h25 na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. Lula fez um pronunciamento após o desembarque dos passageiros.

    “Nós tivemos uma punição muito dura contra o ato do Hamas de invadir Tel Aviv, mas nós temos uma punição muito dura contra o comportamento do governo de Israel matando inocentes, mulheres, crianças, sem nenhum respeito com a vida humana. É uma forma que o Netanyahu encontrou para ficar no poder. É se vingar dos palestinos”, afirmou o presidente.

    Lula disse que o governo continuará trabalhando para repatriar todos os brasileiros que estão no Líbano e que desejam retornar ao Brasil. A estimativa do Palácio do Planalto é de que cerca de três mil pessoas manifestaram interesse em voltar ao território brasileiro.

    “Espero que vocês encontrem no Brasil a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio no Líbano”, disse.

    Em seu pronunciamento, o presidente criticou os bombardeios realizados por Israel em Beirute, capital libanesa. “O Brasil é um país generoso. Não tem contencioso com nenhum país do mundo. A gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz”, afirmou.

    O chefe do Executivo foi a Guarulhos após votar em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista. A previsão é de que Lula retorne a Brasília (DF) ainda neste domingo (6).

    A primeira-dama Janja da Silva acompanhou Lula na recepção dos brasileiros repatriados. Ela discursou após o desembarque dos passageiros, direcionando sua fala às mulheres e às crianças.

    “[Quero] dizer novamente uma mensagem para os homens do mundo: por favor, parem de matar nossas mulheres e crianças. Parem com essa guerra. O mundo precisa de paz. Nós não precisamos de bombas e de mais mortes”, afirmou a primeira-dama.

    O comandante da FAB Marcelo Damasceno disse que a meta é repatriar 500 pessoas por semana. A aeronave KC-30 usada neste primeiro voo decolará da Base Aérea de São Paulo às 14h, com destino ao Líbano. O avião deve fazer o mesmo percurso. A previsão é de que os passageiros repatriados cheguem ao território brasileiro na terça-feira (8).

    Tópicos