Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Não tem cabimento” levantar dúvidas sobre eleições no Brasil, diz Pacheco

    Posicionamento ocorre após declarações do presidente Bolsonaro sobre uma possível apuração dos votos por parte das Forças Armadas

    Giovanna GalvaniDouglas Portoda CNN* , em São Paulo

    O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), escreveu nesta quinta-feira (28) em uma rede social que “não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições no Brasil”.

    O posicionamento ocorre após declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre uma possível apuração dos votos por parte das Forças Armadas.

    Em um evento no Palácio do Planalto na quarta-feira (27), Bolsonaro alegou ser necessário ter alguma maneira para confiar nas eleições.

    As instituições e a sociedade podem ter convicção da normalidade do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral é eficiente e as urnas eletrônicas confiáveis. Ainda assim, o TSE está empenhado em dar toda transparência ao processo desde agora, inclusive com a participação do Senado”, escreveu Pacheco.

    “O Congresso Nacional é o guardião da democracia!”, complementou depois.

    No evento, realizado junto a parlamentares de sua base de apoio, o presidente da República citou informação que consta no “Plano de Ação para a Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral”, documento com 81 páginas com as contribuições dos integrantes do Comitê de Transparência Eleitoral, colegiado composto por representantes, dentre outros, da Polícia Federal, OAB, academia e Forças Armadas com o objetivo de aperfeiçoar o sistema eleitoral.

    No documento, é destacado um pedido das Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam adotadas “medidas que permitam a validação e a contagem de cada voto sufragado, mesmo que, por qualquer motivo, as respectivas mídias ou urnas eletrônicas sejam descartadas”.

    Em resposta, o TSE disse no documento que “com relação ao sistema de votação utilizado atualmente, ressalta-se que, por sua natureza eletrônica, possui mecanismos para a recuperação de votos”.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Caio Junqueira, da CNN

    Tópicos