Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Múcio pediu a Padilha para adiar debate sobre PEC que delimita poder de militares, dizem interlocutores

    PT está propondo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para regulamentar o artigo 142 da Constituição

    Raquel Landimda CNN

    O ministro da Defesa, José Múcio, pediu ao colega das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para convencer o Partido dos Trabalhadores (PT) a adiar o debate sobre a delimitação do papel das Forças Armadas, conforme apurou a CNN.

    O PT está propondo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para regulamentar o artigo 142 da Constituição.

    O artigo descreve o funcionamento das Forças Armadas e, segundo interpretação de bolsonaristas, colocam os militares como “poder moderador”.A PEC também inclui colocar automaticamente na reserva os militares que fizerem parte do governo e acabar com as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

    Segundo apurou a CNN, Múcio disse a Padilha que o Congresso é o fórum adequado para tratar do assunto, mas que é preciso aguardar a relação entre o governo e as Forças Armadas estar totalmente pacificada.

    Os militares são contra mudanças no artigo, especialmente o fim das GLOs. Fontes disseram à CNN que seguir com a discussão agora vai “jogar os generais no colo dos bolsonaristas”, porque aumenta diálogo entre militares e oposição para evitar mudanças no texto.

    No Palácio do Planalto, a prioridade são as pautas econômicas como a reforma tributária e o arcabouço fiscal. As mudanças no artigo 142 não estariam entre as urgências a despeito das pressões de uma alta do PT, dizem fontes do governo. Procurados pela CNN, Múcio e Padilha não quiseram se pronunciar.

    Tópicos