Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    MPE pede impugnação de mais de 800 candidaturas em todo o Brasil

    Candidaturas de políticos como Eduardo Cunha (MDB) e Daniel Silveira (PTB) estão na lista

    Marcello Sapioda CNN

    O Ministério Público Eleitoral (MPE) já contabilizou os pedidos de impugnação de mais de 800 candidaturas em todo o Brasil. O balanço parcial, divulgado nesta terça-feira (30), inclui dados das impugnações pedidas pelo Ministério Público em 21 unidades da federação.

    Para concorrer a uma eleição, é necessário atender requisitos previstos na legislação, além de não estar enquadrado nas causas de inelegibilidade, como as previstas na Lei da Ficha Limpa.

    O estado com o maior número de pedidos de impugnação foi São Paulo, com 225 candidaturas. Segundo dados do MPE, a maioria foi em razão de ausência dos documentos necessários, como certidão criminal. Entre eles, está o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PTB), que teve seu registro contestado pelo fato de ter sido cassado em 2016 pela Câmara dos Deputados.

    Na sequência, os candidatos da Paraíba foram alvo de 96 contestações, seguidos de Mato Grosso (55), Rio Grande do Norte (50) e Distrito Federal (43).

    No Rio de Janeiro, o Ministério Público pediu a impugnação dos registros do ex-governador Wilson Witzel (PMB) para o governo e do ex-deputado Daniel Silveira (PTB) para o Senado. Em ambos os casos, a situação da candidatura aparece como “aguardando julgamento” no site do Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Roberto Jefferson (PTB), que concorre à Presidência, também teve a sua candidatura contestada. O órgão argumenta que o político permanece inelegível até 2023, pois foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mesmo tendo sido beneficiado por indulto presidencial, em 2015.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos — Os senadores em fim de mandato

    Tópicos