Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MP denuncia Jean Wyllys por crime de injúria contra Eduardo Leite em publicação

    Ex-deputado ofendeu "a dignidade e o decoro em razão de sua orientação sexual" do governador, segundo promotora

    Eduardo Leite foi ofendido em publicação feita por Jean Wyllys
    Eduardo Leite foi ofendido em publicação feita por Jean Wyllys Palácio Piratini/CNN

    Isadora Airesda CNN

    Porto Alegre

    O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) foi denunciado pelo Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul. Ele é acusado de ter cometido o crime de injúria contra o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), em mensagem publicada nas redes sociais.

    Na avalição da promotora Claudia Lenz Rosa, Wyllys ofendeu “a dignidade e o decoro em razão de sua orientação sexual” do governador.

    Em 14 de julho, o ex-deputado comentou a decisão de Leite de manter o programa de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul. “Que governadores héteros, de direita e extrema direita fizessem isso, já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee!”, escreveu Wyllys. A mensagem foi apagada posteriormente.

    Na ocasião, Leite respondeu à postagem, afirmando ser uma “manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções”.

    Na denúncia, a promotora também disse que Wyllys, “ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima”, “extrapolou a liberdade de expressão”.

    Procurados pela CNN, Leite e Wyllys disseram que não irão se posicionar sobre a denúncia do MP.

    Tópicos

    Tópicos