Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mourão diz que Bolsonaro já esperava que MP seria devolvida

    Na sessão desta terça (14), o Senado entendeu que a medida provisória 1.068/2021 desrespeita os requisitos fundamentais previstos na Constituição

    Da CNN* , Em São Paulo

    O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse na manhã desta quarta-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já esperava que a medida provisória que alterava o Marco Civil da Internet fosse devolvida ao Planalto.

    Essa devolução foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). “O presidente já esperava isso aí, então, sem problemas”, falou Mourão aos jornalistas.

    Na sessão desta terça (14), o Senado entendeu que a MP 1.068/2021 desrespeita os requisitos fundamentais previstos na Constituição. Com isso, as regras estabelecidas na medida deixam de valer.

    O vice-presidente Hamilton Mourão
    O vice-presidente Hamilton Mourão / Reprodução/CNN Brasil (15.set.2021))

    Editada por Bolsonaro no último dia 6, a medida impede que provedores e redes sociais retirem do ar conteúdo que viole suas regras, como discurso de ódio e propagação de notícias falsas.

    “Promover mudanças no Marco Civil gera considerável insegurança jurídica aos agentes a ela sujeitos, conforme salientam diversas manifestações da sociedade civil e o parecer da OAB encaminhado a essa Casa, bem como o parecer da PGR”, disse Pacheco.

    Minutos após a decisão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber também suspendeu a eficácia da MP, atendendo pedido do procurador-geral da República Augusto Aras que recomendou a suspensão.

    (*Com informações de João de Mari, da CNN, em São Paulo)

    Tópicos