Morre Silvio Santos: o que acontece após o governo decretar luto?
Apresentador morreu aos 93 anos, neste sábado (17), em São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, neste sábado (17), luto oficial de três dias em todo o país pela morte do apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
O luto oficial é considerado um ato simbólico, para homenagear uma pessoa relevante para a nação. Sendo assim, por se tratar de um ato simbólico, não é feriado nem ponto facultativo. Não há também alteração no funcionamento das repartições públicas.
Além disso, as bandeiras do Brasil são hasteadas a meio mastro em órgãos públicos.
A equipe da CNN registrou a bandeira hasteada a meio mastro no Palácio da Alvorada neste sábado. Confira a imagem:
O dono do SBT morreu no hospital Albert Einstein. Ele estava internado desde o início do mês. A informação da sua morte foi confirmada pelo SBT pelas redes sociais.
Leia a íntegra do decreto de Lula:
DECRETO Nº 12.141, DE 17 DE AGOSTO DE 2024
Declara luto oficial pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no
art. 18, caput, inciso I, da Lei no 5.700, de 1o de setembro de 1971,
D EC R E T A :
Art. 1º É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Senor Abravanel, Silvio Santos, ex-apresentador de televisão e empresário brasileiro.
Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 17 de agosto de 2024; 203º da Independência e 136º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar