Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moraes torna público relatório de análise do celular de Mauro Cid

    O ministro justifica a decisão "em face da divulgação parcial de vários trechos" do relatório pela imprensa nacional

    Daniela Limada CNN , em São Paulo

    O ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu o sigilo do relatório produzido pela Polícia Federal (PF) a partir da análise do telefone de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).

    No documento, expedido nesta sexta-feira (16), Moraes justifica a decisão “em face da divulgação parcial de vários trechos” do relatório pela imprensa nacional.

    Os documentos tramitavam de forma sigilosa, o que fez com que Moraes também pedisse ao diretor-geral da PF para instaurar um procedimento de apuração sobre o vazamento desses documentos.

    Mensagens golpistas no celular de Cid

    No celular de Mauro Cid, teria sido encontrado um “roteiro de golpe”, que incluía o afastamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski e a nomeação de um interventor para restaurar a “ordem constitucional”. As informações foram divulgadas primeiro pela revista Veja.

    Além disso, foram identificadas mensagens do coronel Jean Lawand, sugerindo o golpe. O conteúdo trazia pedidos de Lawand para que Cid convencesse Bolsonaro a ordenar uma intervenção militar no país, após a derrota nas eleições para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Na quarta-feira (7), também foi divulgada a informação de que uma suposta minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e textos que seriam destinados a dar suporte ao governo em um eventual golpe de Estado foram encontrados pela PF no celular de Cid.

    A GLO é uma operação militar que permite exclusivamente ao presidente da República convocar as Forças Armadas nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública em graves situações de perturbação da ordem.

    Tópicos