Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Ministros do STF e Pacheco devem acompanhar apuração dos votos no TSE

    Além dos membros da Suprema Corte, estarão reunidos os ministros do Tribunal Superior Eleitoral

    Gabriela CoelhoGabriel Hirabahasida CNN , em Brasília

    Além dos sete ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) irão acompanhar as eleições e apuração dos votos diretamente da Corte Eleitoral no próximo domingo (2).

    Em todas as eleições, é de praxe que os membros do TSE acompanhem juntos a apuração dos votos. A novidade é a presença de alguns dos ministros do Supremo na Corte Eleitoral para a apuração do resultado. Os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber irão ao TSE no domingo (2).

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também deve ir ao TSE. A presença do chefe do Legislativo também não é de praxe. A previsão é que Pacheco vote em Minas Gerais e depois se desloque para a capital federal para acompanhar o processo de apuração dos votos no fim da tarde e início da noite de domingo (2).

    Nas últimas duas eleições, por exemplo, não estiveram presentes chefes do Legislativo. Em 2014, além dos ministros do TSE, estiveram na Corte Eleitoral o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o então presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, o então vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, e representantes da chapa de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB).

    Em 2018, estiveram no local, além dos ministros do TSE, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o então presidente da OAB, Claudio Lamachia, a então advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

    Neste ano, o horário de votação será unificado e seguirá o horário de Brasília. Antigamente, o horário de votação costumava variar de acordo com o fuso horário. Por isso, as urnas no Acre, por exemplo, fechavam depois das urnas em São Paulo, que tem duas horas de fuso a mais.

    Desta maneira, todas as urnas serão abertas às 8h, no horário de Brasília, e fechadas às 17h, também no fuso de Brasília. A partir disso, a Justiça Eleitoral começará a apurar os votos.

    Tópicos