Ministro da Defesa discute regras eleitorais com Nunes Marques
Segundo interlocutores de ambos, eles debateram medidas que o TSE poderia tomar para aprimorar o sistema eleitoral
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, reuniu-se com o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (13) para debater a conjuntura política e formas de aperfeiçoamento do sistema eleitoral, entre outros pontos. O encontro consta na agenda oficial de Nogueira. Nunes Marques é ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo interlocutores de ambos, eles debateram medidas que o TSE poderia tomar para aprimorar o sistema eleitoral. Nunes Marques tem defendido que sejam tomadas medidas com baixo custo e que amplie a segurança no resultado eleitoral.
Por exemplo, que o TSE divulgue os resultados por urna simultaneamente aos resultados por região. Hoje, os dados por região são divulgados 15 dias após as eleições.
Com isso, passaria a ser possível que qualquer eleitor cheque os dados da zona eleitoral onde votou com os dados sistematizados pelo TSE. Outra ideia debatida é que partidos e coligações possam indicar as urnas que serão aferidas para o teste de integridade.
Procurados, Nunes Marques e Paulo Sérgio Nogueira não quiseram se pronunciar.