Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministro da Casa Civil se reúne com Lira e Pacheco para evitar derrota em votação de vetos

    Governo está preocupado com vetos que tratam de corte no Orçamento

    Reunião está prevista para 15h30 na presidência do Senado
    Reunião está prevista para 15h30 na presidência do Senado 06/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

    Basília RodriguesCaio JunqueiraIsabel MegaLarissa Rodriguesda CNN

    Brasília

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, vai nesta tarde ao Congresso se reunir com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em mais um esforço para conseguir o adiamento da sessão de análise de vetos marcada para hoje à noite.

    A reunião está prevista para 15h30, na presidência do Senado. A repórter Isabel Mega confirmou que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estará presente no encontro.

    Como mostrou a CNN, desde terça-feira(23), o governo se mobiliza para adiar mais uma vez a sessão por temer derrotas em dois vetos em especial.

    Um que poderia derrubar o veto à distribuição de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso e outro que derrubaria o veto ao “PL das saidinhas” – no trecho que impede o preso do regime semiaberto de visitar a família.

    Para o Planalto, apesar de existirem tanto deputados quanto senadores favoráveis à derrubada dos vetos, a principal resistência no momento vem do Senado.

    Costa esteve reunido na terça-feira com Lira, em um processo de pacificação do governo na relação com o comando da Câmara. Hoje a conversa será também com Pacheco. Como presidente também do Congresso, cabe ao senador anunciar se houver uma eventual suspensão da sessão.

    Após reunião entre Lira e lideranças da Câmara, deputados saíram dizendo que o governo está desesperado e que se não conseguirem convencer Pacheco os vetos vão à votação para serem derrubados. “Se tivermos quórum, aí é só caixão e vela”, afirmou um deputado do grupo de Lira sobre o destino reservado aos vetos presidenciais.