Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministra do Turismo diz que “não há negociação” de outro cargo dentro do governo

    Daniela Carneiro falou sobre as especulações após apresentar planos da pasta durante sessão esvaziada no Senado

    Daniela Carneiro, ministra do Turismo
    Daniela Carneiro, ministra do Turismo Ministério do Turismo

    Beatrice MesianoRodrigo Vasconcelosda CNN

    em Brasília

    A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, rechaçou, nesta quarta-feira (14), os rumores sobre negociações com o governo federal como forma de compensação por uma possível troca no Ministério do Turismo.

    “Não tem nenhuma negociação. Estou aqui de cabeça erguida, nada resiste ao trabalho. Estou aqui muito tranquila e servindo ao Brasil e servindo ao presidente Lula”, afirmou a ministra, após visita ao Senado.

    Nas últimas semanas, as articulações para a saída de Daniela Carneiro do comando do Ministério do Turismo se intensificaram. O União Brasil vem pressionando pela demissão e a ministra pediu autorização à Justiça Eleitoral para se desfiliar da legenda.

    A expectativa é que a troca de Daniela Carneiro à frente do Turismo seja por um nome indicado pela bancada de deputados federais da sigla, como Celso Sabino (União Brasil-PA).

    A ministra e seu marido, o prefeito de Belford Roxo Waguinho Carneiro (Republicanos-RJ), se reuniram nesta terça-feira (13) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir sua situação no ministério e em seguida o Planalto anunciou sua manutenção por mais alguns dias no cargo.

    A decisão aumentou a tensão com o União, que espera os resultados da reunião interministerial com o presidente, prevista para esta quinta-feira (15), em que Daniela apresentará o panorama dos cinco meses de trabalho e as ações futuras para Lula e outros ministros.

    Sessão esvaziada

    Daniela Carneiro compareceu, na manhã desta quarta-feira (14), à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal para apresentar os trabalhos feitos pela pasta até agora e falar sobre a agenda estratégica para os próximos dois anos.

    No entanto, a audiência teve pouca participação entre os parlamentares. Na sessão, além do presidente da comissão e autor do requerimento, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), apenas quatro outros senadores compareceram e fizeram questionamentos à ministra.

    Daniela Carneiro focou sua fala em mostrar as ações em desenvolvimento durante sua gestão. Em resumo, deu destaque para a reativação do Conselho Nacional de Turismo, a ampliação da participação social na construção de políticas públicas, a elaboração do PPA participativo 2024-2027 e do Mapa do Turismo e o desenvolvimento do projeto Turismo de Base Comunitária.

    Além disso, falou sobre a elaboração do Plano Nacional do Turismo 2023-2027, que deve ser entregue em agosto. A ministra também tratou sobre a necessidade de investimentos em obras para o setor.

    “Uma preocupação permanente diz respeito à melhoria da infraestrutura turística. A prioridade da nossa gestão é retomar as obras que estão paradas e dar andamento aos 1.975 contratos ativos que representam investimentos de R$ 2,4 bilhões; obras como pavimentação, acesso a atrativos e destinos turísticos.”